Orientações para o uso da Plataforma Moodle por Cursos Presenciais da UFRB

Tendo em vista o crescente interesse em cursos da modalidade presencial pelo uso de recursos de EAD, em especial da plataforma Moodle www.moodle.ufrb.edu.br, apresentamos algumas definições e orientações gerais relacionadas com a implementação de disciplinas nessa modalidade.

Definições gerais

Para desenvolver atividades com uso da plataforma Moodle, toda disciplina precisa de um espaço na mesma, cuja criação deverá ser solicitada formalmente à SEAD pelo professor da disciplina.

Para viabilizar a criação desse espaço, o professor da disciplina deverá efetuar o cadastro no link http://www.moodle.ufrb.edu.br/login/signup.php e preencher o formulário no link http://ufrb.edu.br/ead/solicitacao-de-disciplinas-ava apresentando todos as informações solicitadas.

A SEAD providenciará todos os cadastros e solicitará informação adicional, caso seja necessário, para a operacionalização do espaço de trabalho para o curso.

O uso da plataforma Moodle para ministrar uma disciplina requer quatro procedimentos fundamentais:
Cadastro do professor no Moodle;
Criação da disciplina na plataforma;
Inclusão dos participantes na disciplina – alunos e professores;
Inserção de conteúdo.

Criação de Disciplinas

A criação de disciplinas na plataforma Moodle e sua configuração serão da responsabilidade do professor da disciplina ou de quem for designado para esse fim, sendo que, para tanto, serão definidos os privilégios necessários.

O Moodle da UFRB é organizado de forma semestral: Centro de Ensino -> Curso -> Semestre, portanto, no início de cada semestre, o professor deve solicitar suas disciplinas.

Caso o professor já utilize o Moodle e queira utilizar o mesmo material do semestre anterior em uma nova disciplina, deverá marcar no formulário a opção "Cópia do Semestre Anterior", assim todos o conteúdos de recursos e atividades serão copiados.

O NEAD prestará todo o apoio que for necessário para este procedimento.

Criação de Disciplinas/Cursos/Grupos de Estudo/Grupos de Pesquisa/Etc

A criação de espaço para assuntos diversos também poderá ser feita mediante solicitação de professores que tenham interesse no uso da plataforma Moodle para outras atividades.

Inscrição de Alunos em Disciplinas

A inscrição de alunos em disciplinas será feita pelo próprio aluno, mediante chave de inscrição, fornecida durante a solicitação de criação da disciplina, ou pelo próprio professor, de forma manual.

Quaisquer outras dúvidas, favor entrar em contato com o Suporte Técnico da SEAD através do e-mail moodle@ufrb.edu.br.

Última atualização: segunda, 9 junho 2014, 10:05